FELICIDADE = PRAZER + SIGNIFICADO

Um dos assuntos pelos quais sou mais apaixonado é sobre a ciência da Felicidade!

Apesar de todos nós sabermos muito bem o que é a sensação de estar feliz, por possuir em sua essência uma característica muito subjetiva, existe uma certa dificuldade em conceituarmos com um bom grau de precisão o que é a Felicidade.

Entre muito do que já li a respeito da Felicidade, acredito que o professor da Universidade de Harvard, Tal Ben-Shahar, em seu livro Happier, conseguiu sintetizar, em uma equação simples, boa parte do que é a experiência da Felicidade.

Segundo ele, para ficarmos felizes, é preciso que nos engajemos em atividades que nos dão PRAZER e SIGNIFICADO. Dessa forma, garantimos a experiência de emoções e sensações positivas conectadas a um senso de propósito no que fazemos.

Bastante interessante também é a construção de 4 arquétipos que ele propõe nesse mesmo livro, e que está representada na figura abaixo:

Arquetipos Happier

Através do framework acima, que representa, em sua reta horizontal, como é nosso comportamento em relação à busca de benefícios ou da aceitação de frustrações no momento PRESENTE; e em sua reta vertical, como nos comportamos em relação aos mesmo aspectos quando projetamos nosso FUTURO, é possível identificar quatro perfis de comportamento, ou arquétipos, na combinação das duas retas:

1 – O RATO NA ESTEIRA: Esse arquétipo ilustra bem o tipo de comportamento de pessoas que acreditam na premissa de que devem trabalhar e dar duro no momento presente como meio para extrair, em algum ponto do futuro, os benefícios desse trabalho árduo.

2 – O NIILISTA: Nesse perfil temos representado o comportamento muitas vezes apático de pessoas desacreditadas que podem extrair da vida benefícios e emoções positivas tanto no presente como no futuro.

3 – O HEDONISTA: Representa um tipo de comportamento orientado para receber benefícios imediatos da vida, mesmo que esses causem danos no futuro

4 – O ARQUÉTIPO DA FELICIDADE: Aqui temos o perfil de pessoas que conseguem organizar suas escolhas de modo a combinar a experiência de prazer no presente com a garantia de também extrair benefícios no futuro.

Quais escolhas você está fazendo para sua vida hoje, que te permitem experimentar prazer e senso de propósito, e ainda garantir que no futuro você também poderá continuar experimentando essa combinação? Vale a pena refletir!

Sobre Ivan de Marco

Personal Trainer Life, Connections, Happiness & Performance Coach Hypnotherapist Speaker and Writer Sports, Dogs, People, Music, Movies and Technology lover!
Esse post foi publicado em Comportamento. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s